Para melhor visualização, acompanhe o Blog no formato computador 🖥️💻🖥️
Agência Ru Aisó
Escritos de Ru Aisó.
POR GENTILEZA, AGUARDE (ABRIR).
Publicado
Visualizações (Mensal)
PEÇA INDENIZAÇÃO (DANOS MORAIS)
VOCÊ CONHECE QUEM TEM UMA #Dívida vencida de 5 anos ou mais?✅🍀
A dívida do consumidor possui data de vencimento de mais de 5 anos atrás e o nome continua negativado.
Saiba como resolver - Peça uma indenização por danos morais.
Clique Aqui (Quero indenização) | beta.resolvvi.com
MEMÓRIA
LIVROS | Leitura | Informações
sábado, 31 de agosto de 2024
sexta-feira, 8 de março de 2024
Pardos, Os Excluídos de Programas Sociais (Realidade Forte) | Cotas
08.03.2024 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)
Os anos passam e temos que buscar melhorar o que foi iniciado no passado e no que se refere a qualidade de vida dos excluídos brasileiros. E toda estrutura que tem sido construída pelo processo de reparação deve com o tempo aprimorar e não excluir, por isso é importante fazer diálogos construtivos porque é importante combater as fraudes, mas também é preciso todo cuidado para não eliminar quem tem direitos assegurado por lei, sendo impedido pelo simples fato de ocorrer subjetividade ideológica e pessoal.
"A Lei de Cotas no Brasil foi aprovada em 2014, e está previsto que 20% das vagas em concursos públicos para cargos efetivos e empregos públicos devem ser direcionadas às pessoas pretas e pardas." - (Bastos, 2024)
'A Lei do Boi (Lei Federal nº 5.465, de 3 de julho de 1968) foi uma lei federal brasileira vigente entre 1964 e 1985 que dispunha sobre reserva de vagas para agricultores e filhos de agricultores no ensino público federal. Dispões sôbre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola." - Wikipedia, 2024
"Além disso, a lei incluía os filhos dos proprietários de terra – usando a justificativa de que nas escolas militares os filhos de oficiais tinham vagas reservadas, e a mesma lógica deveria ser aplicada para as escolas agrárias. Ainda segundo Ultimo de Carvalho, os estudantes que cursavam e se formavam nesses cursos geralmente não trabalhavam no campo após formados, portanto não utilizavam as técnicas aprendidas, e só faziam os cursos para conseguirem um diploma. Assim ficou justificado na redação da lei." - Wikipedia, 2024
Durante o processo de reparação foi-se cogitado abordar diretrizes que organizem as cotas para negros e pardos (mestiços), mas o que se sabe atualmente, é que os negros conseguiram de fato acesso as cotas raciais em uma porcentagem específica e importante.
Mas os pardos (pretos coloridos) por não serem "negros retintos/escuros" não tem ganhado acesso a essas cotas com facilidade ou nenhuma conexão positiva, porque para a bancada analisadora étnica, os negros tem que possuir tonalidade escura e "fenótipos não finos, como um padrão de traçados", mas esquecem que há negros e pardos com traços finos que independente de conexão com europeus... A questão agora, não é sobre negros padronizados, e sim a exclusão do pardo (mestiço) do universo das oportunidades de prestígio e afins.
É fato: se você é negro padronizado terá direito as cotas, se você é branco a cota é plena, mas se você é pardo... Já estará desclassificado pelo olhar técnico subjetivo.
"...outros são os aspectos que devem ser levados em consideração e não apenas a cor da pele, como por exemplo cabelo, formato de nariz e lábio, podendo inclusive em caso de negativa pela Universidade, haver a desconstrução de identidade pessoal, duramente vivida e na maioria dos casos não superada." (JusBrasil, 2020)
Ser mestiço ficou como inadequado para ter acessos de pesos ao ambiente de estudo, de trabalho, etc. A que pontos chegamos... O olhar subjetivo e radical tem sido uma praga na vida dos mestiços (pardos).
Agora, é proibido ser pardo para ter acesso as cotas porque não se enquadram como negro nem como branco...
Homens e mulheres coloridos, já são excluídos dos programas de cotas (negros/ pardos), logo merecem um programa com esse perfil de benefícios e urgente.
Iniciamos no passado um diálogo de ação inclusiva para negros (quilombolas também) e pardos, depois para a comunidade de povos originários, porém os miscigenados só estão merecendo na teoria... Que é grave, injusto.
O que vem acontendo?
É como se fosse crime ser pardo, devido a sua miscigenação (tonalidade e características mistas).
Negros não consideram pardos em seu grupo na bancada pericial étnica.
Brancos não consideram pardos em seu grupo como um todo.
"Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos?" (Ru Aisó, 2022)
“A autodeclaração tem ensejado desvios indesejados nos concursos de magistratura, uma vez que algumas pessoas brancas vêm se inscrevendo como negras, de maneira a se darem a chance de ir para fases subsequentes do concurso e, com isso, terem a oportunidade de um treinamento real de realização de provas discursiva, de sentenças e até oral. É o que se chama, no universo dos candidatos de concursos públicos, de treineiros”. (CNJ 2023)
segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024
Secretária do Mestre (Capoeira)? Epa!!!
Você sabia que esse termo é pejorativo [secretária]?
- Fulana é secretária do Mestre.
- Ela é minha secretária.
"Capoeira é para homem, menino e mulher..."
- Mestre Pastinha
Quantas vezes os Mestres são abandonados por seus másculos discípulos em momento de eventos? Todos estão cientes que a união de todos é importante, mas chegam apenas no horário para pegar a sua titulação [troca de cordel/corda]. É nessa ocasião, que muitas jovens e mulheres estão presentes auxiliando a fase de pré-evento e evento, o seu Mestre como forma de respeito e consideração, porque os Mentores Guadiões necessitam dessas colaborações.
Novamente, é bom sinalizar: jamais sigam esse caminho sexista fúfio de colocar a mulher como algo menor na Capoeira e na sociedade como um todo porque expressa extremo desrespeito ao universo feminino. O apoio feminino não é ser secretária [putinha] do Mestre, mas sim uma ação de proatividade para que tudo dê certo ou que poucas falhas ocorram.
Texto Completo: https://odobrao.blogspot.com/2024/02/secretaria-do-mestre-capoeira-epa.html
sábado, 23 de dezembro de 2023
Atletas Trans dentro do Espaço Cisgênero Feminino nos Esportes Coletivos e Individuais
Texto Rascunho e Horizontal 27
*Agencia Intangível - Maria A. Teixeira - Ru Aisó(Folha Formosa, Tupy)
23.12.2023|(Ali na Bahia e aqui em Salvador)
Temos que apoiar que todas as atletas transgêneros possam participar de qualquer esporte que desejar. E tem que participar, sim.
Quando surgem questões polêmicas em relação a participação de mulheres trans no meio cisgênero tudo indica que existe algo que precisamos refletir e solucionar com respeito e ética.
Texto completo: https://odobrao.blogspot.com/
terça-feira, 22 de novembro de 2022
Brasileiros Mestiços
Texto Rascunho e Horizontal 26
*Agencia Ru Aisó (Folha Formosa, Tupy)
22.11.2022 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)
Brasileiros Mestiços - Vamos pensar sobre!
Vamos cuidar de todos!
O Brasil valoriza mais o fenótipo do que a mestiçagem.
"O Dia do Mestiço foi feito data oficial do município de Manaus pela Lei n.º 934, de 6 de janeiro de 2006, sancionada pelo prefeito Serafim Corrêa e de autoria do vereador Williams Tatá, além de idealização do jornalista Assis Pinho do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça).
O Dia do Mestiço tem como patronos Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro e é data oficial também nos estados do Amazonas, da Paraíba e de Roraima, bem como nas cidades de Boa Vista (RR) e Autazes (AM), onde é feriado. As leis do Dia do Mestiço reconhecem os mestiços como um grupo étnico-racial e cultural." - [Wikipédia, 2022]
"O dia 27 de junho, é uma referência aos 27 delegados eleitos durante a I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Manaus, Amazonas, de 7 a 9 de abril de 2005, e também ao mês de junho, no qual, Helda de Sá, uma mestiça cabocla amazonense, após sistemática oposição de militantes do movimento negro e indígena, cadastrou-se como a única delegada mestiça a participar da primeira Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Brasília, Distrito Federal, de 30 de junho a 2 de julho de 2005." - [Wikipédia, 2022]
"Este estudo visa apreender como e em que circunstâncias famílias formadas por casais de diferentes origens étnico-raciais, sendo um negro e outro branco, preparam e/ou auxiliam seus filhos, a enfrentar as discriminações que possam sofrer em decorrência do racismo contra negros." - [BRITO, 2003]
Muitos "ativistas" estão abordando sobre a pauta para negros, porém muitos desses estão passando pelo processo de branqueamento familiar com sobrenomes nacionais e europeus. Tudo é sobre pretos/negros, exceto no amor... Enfim, cada um faz a sua escolha.
- E daí?
- Daí que a pauta deve ser pensada nessa geração mestiça que tem se formado entre ativistas e não ativistas brasileiros. Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos?
Pois é... É importante trabalhar nesse ponto, a geração mestiça tem se fortalecido ao longo dos séculos e não é de agora. Porque está valendo o fenótipo... e não a questão do DNA mestiço.
Muitos escrevem teses, livros, participam de eventos temáticos, mas quando vamos ver... A nova geração parentescas dessas pessoas negras geram filhos brancos [mestiços]. E isso não tem sido observado com detalhe. Não é julgamento, mas um momento de reflexão mesmo.
Se uma mãe ou pai negro tem filhos 'brancos' a pauta mais adequada é sobre o universo negro e mestiço. Uns não querem que seus pequenos passem pelo que passaram como negro e segue o branqueamento firme e forte. Sabemos, que o branqueamento se dá pelo processo do amor (Aqui não há argumento) e pelo movimento do clareamento (valorização branca), porém é importante percebermos que poucas regiões no país comemoram o Dia do Mestiço.
Sim, somos todos mestiços. É claro, que sim. Mas o que se ver é o que vale...
"Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos?
Tenho observado pessoas influenciadoras/ativistas do universo negro dentro desse perfil de branqueamento seja pelo amor seja pela fuga de proteger a nova geração. Não se pensa muito sobre, porém... É real!
Jornalistas, Esportistas, Artistas, Políticos, Intelectuais, Ativistas Negros com a sua nova geração branca (mestiça) sem pensar na qualidade de vida dessa geração. Apenas fica como reflexão para a inclusão de todos. Até porque tem ocorrido o movimento de mestiçagem desde o inicio do pós Pindorama (Atual Brasil).
Branqueamento intencional - Existe uma maneira intencional de provocar o branqueamento familiar para produzir um resultado final mais valorizado do individuo. Um branco [um membro mais valorizado na família para sociedade]. Um grande erro. Porque todos nós entre diferenças e igualdades somos importantes, sim de um modo geral... Pode ocorrer em todas as classes sociais.
É comum negros/negras ativistas famosos ou não dizerem:
- Olha minha preta! (Loira) | Olha meu preto! (Loiro)
Branqueamento do amor - Ocorre o branqueamento pela genética (natural) e pelo processo humano do amor. A família multiétnica é formada por esse processo de amor. Sendo a genética como segundo plano. (Todas as classes sociais).
É momento de refletir o que é ativista negro de antiracista, não é a mesma coisa...
Os ativistas negros: eles falam, escrevem e vivem/seguem uma linha ativista negra e antiracista ao mesmo tempo. O estado de consciência é muito forte sobre essas questões. Não é palpitar. É viver o que defende.
Denzel e Esposa (1983 - ) - Incrível Club *** |
Imagem: Rede CDN - Tais Araujo e Lazaro Ramos *** |
Os antirracistas: eles falam, escrevem, mas não segue uma linha ativista negra raiz na vida pessoal (amorosa, por exemplo). Apenas tem pautas (Níveis diversos: mestrado/doutorado ou palpiteiras antirracistas. E está tudo bem... Só não é a mesma linha ativista negra, embora não gostarem de ser chamados de apenas antirracistas.
Ah, mas eu (negro/negra) já tentei me relacionar com negros(as) nunca deu/dá certo... / Ah, mas os homens negros são agressivos... / Ah, já tive um(a) filho(a) com um(a) negro(a).../ Ah, mas agora estou amando muito e sou amado(a)... / Ah, mas eu sou casado(a) com branco(a) e tenho teses (mestrado/doutorado) sobre racismo. Eu mostro, tirei nota 10./ Ah, dou palestras e tenho livros sobre o racismo...
- Não sou ativista?
- Não. E está tudo bem, apenas defende causas antirracistas porque sempre passará por esse processo complexo e infeliz que é o racismo estrutural nacional e internacional. Você teve seu direito de escolher o seu caminho. E escolheu assim para ser feliz e pronto. Não há certo ou errado, apenas saber quem é quem nesse movimento todo. Afinal, é dessa mistura que nascem: os mestiços brancos e negros... É isso.
"Chances genéticas de negros terem filho branco são de 1 em 16." - [Terra, 2009]
"Pare de perguntar se filha é minha porque sou negra e ela é branca." - [BBC, 2021]
Exemplo pessoal, no meu caso familiar, não herdei a cor de meu ´pai (indígena mestiço ) nem da minha mãe (branca mestiça), mas dos meus avós [negros mestiços]. Estou no padrão brasileiro (genética indígena, africana e europeia). Irmãos/Primos coloridos e belos. Tios/Avós coloridos e belos.
Portanto, fica o momento para pensar... E incluir a todos se faz necessário. As pessoas mestiças podem se identificar como negras, amarelas ou brancas, porém é um tema que precisamos aprofundar, porque assim é o mundo. Misturado e lindo.
REFERENCIAS
Wikipédia - Dia do Mestiço. 2022- Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Mesti%C3%A7o> Acessado em 2022.
UOL - 'Indígena' em 2018, Mourão agora se declara branco e retira general do nome. 2022- Disponível em <https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/09/patrimonio-de-mourao-cresce-176-em-quatro-anos-e-chega-a-r-11-milhao.htm> Acessado em 2022.
Folha - 'Pare de perguntar se filha é minha porque sou negra e ela é branca' - 2021. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-58051825> Acessado em 2022.
Folha - Branqueamento da raça - 2018. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-general-mourao.shtml> Acessado em 2022.
Exame - Branqueamento da raça - 2018. Disponível em <https://exame.com/brasil/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-mourao/> Acessado em 2022.
Terra - Ciencia - Chances genéticas de negros terem filhos brancos - 2009. Disponível em <https://www.terra.com.br/byte/ciencia/chances-geneticas-de-negros-terem-filho-branco-sao-de-1-em-16,20081cc7736ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html> Acessado em 2022.
sábado, 2 de abril de 2022
Caso Will Smith e Todo mundo Odeia o Cris | #willsmith
Texto Rascunho e Horizontal 25
*Agencia Ru Aisó (Folha Formosa, Tupy)
02.04.2022 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)
Foi desrespeito, inveja e perseguição.
Como por aquelas falas ácidas e agudas feito brincadeira, se tudo aquilo gera uma dor profunda?
- Por que você escreveu sobre?
- Porque mexeram desrespeitosamente com a Família Smith e tem sido cíclico.
As mulheres nesta imagem abaixo são belas e mesmo com esse processo em suas vidas. E não é fácil, afinal por trás do sorriso, há uma dor que só elas sabem o quanto tem machucado.
Como pode um esposo ver a sua companheira com um olhar de tristeza e nada fazer? Sua grande pequenina, sabe o que passa...
Mas gostaria de saber até quando C. Rock (Christopher Julius Rock III - O real, Todo Mundo Odeia o Cris) vai parar de invejar a Família Smith?
Toda vez que Will estiver com o direito de receber o Oscar e premiações de peso, vamos ficar atentos para as próximas provocações suspeitas, que não é a primeira vez... Pesquisem sobre Rock na vida de Smith...
“O Diabo traria tentações em seu momento de maior grandeza." - Denzel washington
No dia 27 de março de 2022, durante a cerimônia do Oscar 2022, Rock levou um tapa na cara de Will Smith por conta de uma piada que o comediante fez durante a apresentação da cerimônia sobre o cabelo raspado da esposa de Smith, Jada Pinkett Smith. Rock comparou Jada a uma personagem vivida por Demi Moore no filme G.I. Jane (Até o limite da honra, no Brasil), de 1997, que também tinha a cabeça raspada. Jada foi diagnosticada com alopecia, uma condição autoimune associada à queda de cabelos ou pelos do corpo que atinge tanto homens como mulheres. A atriz e esposa do ator decidiu adotar os cabelos rapados por conta do distúrbio. Will Smith não teria gostado da piada feita pelo comediante e o agrediu ao vivo no evento. (WIKIPEDIA, 2022)
E o tapa?
Pela força de Will seria um soco terrível, ele até se controlou, acho.
Imagine: o que Will (forte) poderia fazer com aquele invejoso de plantão de anos?
Mas se conteve com apenas um tapa.
Você acha mesmo que o profissional Will estaria ali para provocar violência?
Tem um histórico que estão esquecendo sobre o invejoso na vida do Will.
O real, Todo Mundo Odeia o Cris falar sobre o salário de Will em seus trabalhos.
Como assim? A provocação é uma constante...
O invejoso era para chamar Will e fazer parcerias produzindo ótimos filmes e não invejá-lo.
Negros precisam se unir e não invejar o sucesso do outro. Porque nos momentos ruins, você invejoso não vai querer carregar também, não é mesmo? Os familiares também sofrem com os erros suspeitos...
Agora citar: "eu não sabia disso e daqui..." Quem acredita nisso?
Pode agora humilhar as pessoas sem freios por um punhado de Pix por audiência?
A acadêmia vai citar que não à violencia, etc. Mas e o que esse invejoso tem feito não conta? Nunca vi Will como uma ameaça para alguém, ele realmente foi defender a esposa de mais uma dor e em público...
A dor da exposição de um problema pessoal da bela e especial, Jada Smith. (Como é linda, uma rainha, ótima atriz, apresentadora, esposa e mãe).
A mídia pseudo-ética e artistas invejosos vão provocar você..
Eles não vão parar. Mantenha-se atento, Will.
E esse formato de humilhar as pessoas para dar audiência pela segunda vez no mesmo alvo com a mesma Flecha? Alguém percebe algo? Mon Dieu!
Que método baixo!
----------------------->
O que era para acontecer?
Will Smith ser chamado para pegar o Oscar, fazer a suas considerações, agradecimentos e ir para casa (ou onde desejasse ir) com sua bela família.
Ops! Mas Antes disse veio o desrespeito feito pelo Todo Mundo Odeia o Cris (Por que Será?) para com sua esposa e sem freios. Então, quem não quer que Will seja premiado? Até quando haverá essa estranha perseguição à máquina de criatividade, que é o Will. Não adianta, vocês (suspeitos) não vão parar essa máquina de criatividade.
Parem de invejá-lo e seja quem for... A inveja é tratada na bíblia e condenada pela força maior do universo, Deus.
Você é mais do que um Oscar, Will. Nem você Will queria que isso ocorresse, mas as provocações feitas direcionadas a sua família ninguém ao longos dos anos, puniram. Ninguém... E quem te provocou pode provocar de novo, pois é...
A alegria do Invejoso...
"Portanto, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho julgar apropriadas. A mudança leva tempo e estou comprometido em fazer o trabalho para garantir que nunca mais permita que a violência ultrapasse a razão", concluiu Smith." (YAHOO, 2022)
E mais:
Will não precisa ficar pedindo desculpas (tem dado, sendo mais pela humildade e reflexão pessoal), porém existe a necessidade que o invejoso o deixe em paz e de uma vez. Alias, de toda a sua família.
Estranho não analisarem a perseguição cíclica sobre Will.
Mas enfim... Juízes e Deuses do mundo... Tempos avessos!
Obs: fique em Paz, Will. Se preserve.
Há quem fique feliz com a felicidade da Família Smith pelo mundo.
E na Bahia é bastante!
As vezes dá vontade de dar uns paranauês (capoeira) nesses invejosos mesmo, mas enfim.
---------------------->
O Cris autor/Invejoso e o Cris ator/personagem nem gostam do Brasil, apenas os Royalties que os brasileiros geram para eles ao ver a série).
E tinhamos que esperar o que deles, os chatos² ?
- Por que você escreveu sobre?
- Porque mexeram desrespeitosamente com a Família Smith e tem sido cíclico.
REFERÊNCIAS
Wikipédia - Alopecia: fatores como estresse ou nutrição podem piorá-la. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Alopecia>
Yahoo - O que significa renunciar à Academia do Oscar, como fez Will Smith? <https://br.vida-estilo.yahoo.com/o-que-significa-renunciar-a-academia-do-oscar-como-fez-will-smith-143538074.html>
Correio Braziliense - Chris Rock tem histórico de provocações contra Jada e Will Smith. <https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/03/4996395-chris-rock-tem-historico-de-provocacoes-contra-jada-e-will-smith.html>
quinta-feira, 18 de março de 2021
Maju Coutinho - Em março de 2021
*Agencia Ru Aisó (Folha Formosa, Tupy)
18.03.2021 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)
O quanto somos manipulados ao ódio... Ser âncora é exatamente assim: aceitar falar o que quer e/ou o que não quer. E principalmente ter que pedir desculpas em seu nome e/ou em nome de outros ocultos!
Mas o choro não é livre, claro que não é. Até porque a camada mais pobre do país tem que ficar em casa, mas ao mesmo tempo sem apoio e renda eficaz...
"As pessoas achavam que os apresentadores da Globo tinham luz própria para fazer alguma coisa além de declamar.
Não.
Mariana fez questão de incluir Bonner na lista dos que são papagaios de Kamel." - Diario do Centro do Mundo
Dilma foi também a concorrente que mais vezes - e por mais tempo - foi interrompida por seus entrevistadores, Willian Bonner e Patrícia Poeta. Já o candidato Aécio Neves (PSDB) foi o que contou com o menor tempo para responder aos questionamentos, embora tenha sido aquele que por menos vezes foi interrompido. Eleições Uol
Após 22 anos, Boni admite que Globo armou contra Lula para eleger CollorDebate decisivo da eleição de 1989, que na prática elegeu Fernando Collor, foi totalmente arrumado pela emissora. "Colocamos as pastas todas ali com supostas denúncias contra Lula, mas estavam vazias", revela o ex-chefão global. - Pragmatismo Político
Aquele famoso debate presidencial no ano de 1989 - 2º turno - Entre Lula vs Collor é possível perceber que realmente é fácil manipular a opinião pública.
Eleição de 1989: fraude e manipulação - 17 de dezembro de 1989. Já se vão 30 anos da ata marcada pela manipulação da primeira eleição direta para presidente pós-ditadura. Os candidatos eram o ex-presidente Lula, pelo PT, e Fernando Collor de Mello, do PRN. - Rede TVT
Já em outro momento... Bateu a sinceridade em Boni, ele falou a verdade e de como funciona esses tipos de 'planos'... Engraçado levar mais duas décadas para contar... É intrigante mesmo.
No programa Dossiê da GloboNews, o diretor da toda poderosa Rede Globo, Boni confessa que manipulou o último debate entre Lula e Collor. Debate realizado com participação da Globo e com a edição no Jornal Nacional tornou-se o maior golpe contra a democracia e a livre escolha dos brasileiros nos tempos pós ditadura militar.
O debate decisivo da eleição de 1989, que na prática elegeu Fernando Collor, foi totalmente arrumado pela emissora, que trava uma longa perseguição a Lula, PT e toda esquerda Brasileira. - P. Pimenta