FIQUE EM CASA! USE MÁSCARA! VAI PASSAR. AGUARDE. | VAGAS - HOME OFFICE | HOME BASED E REMOTA (CLIQUE AQUI!)
.

FIQUE EM CASA! USE MÁSCARA! VAI PASSAR. AGUARDE. | CURSOS GRATUITOS (CLIQUE AQUI!) | C1 | C2 | C3 | C4 | C5

POR GENTILEZA, AGUARDE (ABRIR).

- Atualizar Página - Tecle | Digite: F5 (Se você precisar).

Publicado

Visualizações (Mensal)

PEÇA INDENIZAÇÃO (DANOS MORAIS)

VOCÊ CONHECE QUEM TEM UMA #Dívida vencida de 5 anos ou mais?🍀

A dívida do consumidor possui data de vencimento de mais de 5 anos atrás e o nome continua negativado.

Saiba como resolver - Peça uma indenização por danos morais.
Clique Aqui (Quero indenização) | beta.resolvvi.com

MEMÓRIA

"A memória, na qual cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Devemos trabalhar de forma que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens."

#FIQUEEMCASA & ELIMINE O AEDES AEGYPTI ( #ARBOVIROSES)

#FIQUEEMCASA & ELIMINE O AEDES AEGYPTI ( #ARBOVIROSES)
"Apesar de serem três doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, a #dengue, a #zika e a #chikungunya possuem algumas diferenças clínicas na manifestação dos sintomas. Confira os comparativos na tabela e aprenda a diferenciar os principais sinais das patologias."

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Brasileiros Mestiços

Texto Rascunho e Horizontal 26
*Agencia Ru Aisó (Folha Formosa, Tupy)
22.11.2022 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)


Brasileiros Mestiços - Vamos pensar sobre! 

Vamos cuidar de todos! 

O Brasil valoriza mais o fenótipo do que a mestiçagem.



"No Brasil comemora-se o Dia do Mestiço a 27 de junho no Amazonas, Paraíba e Roraima. A etnia mestiça é oficialmente reconhecida por estes estados."  [Wikipédia, 2022]

"O Dia do Mestiço foi feito data oficial do município de Manaus pela Lei n.º 934, de 6 de janeiro de 2006, sancionada pelo prefeito Serafim Corrêa e de autoria do vereador Williams Tatá, além de idealização do jornalista Assis Pinho do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça).

O Dia do Mestiço tem como patronos Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro e é data oficial também nos estados do Amazonas, da Paraíba e de Roraima, bem como nas cidades de Boa Vista (RR) e Autazes (AM), onde é feriado. As leis do Dia do Mestiço reconhecem os mestiços como um grupo étnico-racial e cultural." - [Wikipédia, 2022]


"O dia 27 de junho, é uma referência aos 27 delegados eleitos durante a I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em ManausAmazonas, de 7 a 9 de abril de 2005, e também ao mês de junho, no qual, Helda de Sá, uma mestiça cabocla amazonense, após sistemática oposição de militantes do movimento negro e indígena, cadastrou-se como a única delegada mestiça a participar da primeira Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em BrasíliaDistrito Federal, de 30 de junho a 2 de julho de 2005." - [Wikipédia, 2022]


"Este estudo visa apreender como e em que circunstâncias famílias formadas por casais de diferentes origens étnico-raciais, sendo um negro e outro branco, preparam e/ou auxiliam seus filhos, a enfrentar as discriminações que possam sofrer em decorrência do racismo contra negros." - [BRITO, 2003]

Muitos ativistas estão abordando sobre a pauta para negros, porém muitos desses estão passando pelo processo de branqueamento familiar com sobrenomes nacionais e europeus. Tudo é sobre pretos/negros, exceto no amor... Enfim, cada um faz a sua escolha.

- E daí? 

- Daí que a pauta deve ser pensada nessa geração mestiça que tem se formado entre ativistas e não ativistas brasileiros. Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos? 

Pois é... É importante trabalhar nesse ponto, a geração mestiça tem se fortalecido ao longo dos séculos e não é de agora. Porque está valendo o fenótipo... e não a questão do DNA mestiço.

Muitos escrevem teses, livros, participam de eventos temáticos, mas quando vamos ver... A nova geração parentescas dessas pessoas negras geram filhos brancos [mestiços]. E isso não tem sido observado com detalhe. Não é julgamento, mas um momento de reflexão mesmo.

Se uma mãe ou pai negro tem filhos 'brancos' a pauta mais adequada é sobre o universo negro e mestiço. Uns não querem que seus pequenos passem pelo que passaram como negro e segue o branqueamento firme e forte. Sabemos, que o branqueamento se dá pelo processo do amor (Aqui não há argumento) e pelo movimento do clareamento (valorização branca), porém é importante percebermos que poucas regiões no país comemoram o Dia do Mestiço

Sim, somos todos mestiços. É claro, que sim. Mas o que se ver é o que vale...

"Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos? 

Tenho observado pessoas influenciadoras/ativistas do universo negro dentro desse perfil de branqueamento seja pelo amor seja pela fuga de proteger a nova geração. Não se pensa muito sobre, porém... É real!

Jornalistas, Esportistas, Artistas, Políticos, Intelectuais, Ativistas Negros com a sua nova geração branca (mestiça) sem pensar na qualidade de vida dessa geração. Apenas fica como reflexão para a inclusão de todos. Até porque tem ocorrido o movimento de mestiçagem desde o inicio do pós Pindorama (Atual Brasil).

Branqueamento intencional - Existe uma maneira intencional de provocar o branqueamento familiar para produzir um resultado final mais valorizado do individuo. Um branco [um membro mais valorizado na família para sociedade]. Um grande erro. Porque todos nós entre diferenças e igualdades somos importantes, sim de um modo geral... Pode ocorrer em todas as classes sociais.


"Meu neto é um cara bonito, branqueamento da raça', diz general Mourão." - [Folha, 2018]

"Gente, deixo ir lá que meus filhos estão me esperando. Ó, meu neto é um cara bonito, viu ali. Branqueamento da raça", disse, em meio a risos. [Exame, 2018]

"Indígena em 2018, Mourão agora se declara branco e retira general do nome." [UOL, 2022]

É comum negros/negras ativistas famosos ou não dizerem: 

- Olha minha preta! (Loira) | Olha meu preto! (Loiro)

Branqueamento do amor - Ocorre o branqueamento pela genética (natural) e pelo processo humano do amor. A família multiétnica é formada por esse processo de amor. Sendo a genética como segundo plano. (Todas as classes sociais).

"Chances genéticas de negros terem filho branco são de 1 em 16." - [Terra, 2009]

"Pare de perguntar se filha é minha porque sou negra e ela é branca." - [BBC, 2021]

Exemplo pessoal, no meu caso familiar, não herdei a cor de meu ´pai (indígena mestiço ) nem da minha mãe (branca mestiça), mas dos meus avós [negros mestiços]. Estou no padrão brasileiro (genética indígena, africana e europeia). Irmãos/Primos coloridos e belos. Tios/Avós coloridos e belos.

Portanto, fica o momento para pensar... E incluir a todos se faz necessário. As pessoas mestiças podem se identificar como negras, amarelas ou brancas, porém é um tema que precisamos aprofundar, porque assim é o mundo. Misturado e lindo.


REFERENCIAS

Wikipédia - Dia do Mestiço. 2022- Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Mesti%C3%A7o> Acessado em 2022.

UOL - 'Indígena' em 2018, Mourão agora se declara branco e retira general do nome. 2022- Disponível em <https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/09/patrimonio-de-mourao-cresce-176-em-quatro-anos-e-chega-a-r-11-milhao.htm> Acessado em 2022.

Folha - 'Pare de perguntar se filha é minha porque sou negra e ela é branca'  - 2021. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-58051825> Acessado em 2022.

Folha - Branqueamento da raça - 2018. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-general-mourao.shtml> Acessado em 2022.

Exame - Branqueamento da raça - 2018. Disponível em <https://exame.com/brasil/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-mourao/> Acessado em 2022.

Terra - Ciencia - Chances genéticas de negros terem filhos brancos - 2009. Disponível em <https://www.terra.com.br/byte/ciencia/chances-geneticas-de-negros-terem-filho-branco-sao-de-1-em-16,20081cc7736ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html> Acessado em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DASN SIMEI | Declaração Anual do Simples Nacional - Microempreendedor Individual

PROGRAMA Gerador de #DAS | Microempreendedor Individual

- DAS | Padrão
- DAS | Completo (Colocar o Código de Acesso¹)

PORTAL do #Empreendedor (Gov)

Multi Publicados

GIRO NOTÍCIAS