Texto Rascunho e Horizontal 26
*Agencia Ru Aisó (Folha Formosa, Tupy)
22.11.2022 |(Ali na Bahia e aqui em Salvador)
Brasileiros Mestiços - Vamos pensar sobre!
Vamos cuidar de todos!
O Brasil valoriza mais o fenótipo do que a mestiçagem.
"O Dia do Mestiço foi feito data oficial do município de Manaus pela Lei n.º 934, de 6 de janeiro de 2006, sancionada pelo prefeito Serafim Corrêa e de autoria do vereador Williams Tatá, além de idealização do jornalista Assis Pinho do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça).
O Dia do Mestiço tem como patronos Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro e é data oficial também nos estados do Amazonas, da Paraíba e de Roraima, bem como nas cidades de Boa Vista (RR) e Autazes (AM), onde é feriado. As leis do Dia do Mestiço reconhecem os mestiços como um grupo étnico-racial e cultural." - [Wikipédia, 2022]
"O dia 27 de junho, é uma referência aos 27 delegados eleitos durante a I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Manaus, Amazonas, de 7 a 9 de abril de 2005, e também ao mês de junho, no qual, Helda de Sá, uma mestiça cabocla amazonense, após sistemática oposição de militantes do movimento negro e indígena, cadastrou-se como a única delegada mestiça a participar da primeira Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ocorrida em Brasília, Distrito Federal, de 30 de junho a 2 de julho de 2005." - [Wikipédia, 2022]
"Este estudo visa apreender como e em que circunstâncias famílias formadas por casais de diferentes origens étnico-raciais, sendo um negro e outro branco, preparam e/ou auxiliam seus filhos, a enfrentar as discriminações que possam sofrer em decorrência do racismo contra negros." - [BRITO, 2003]
Muitos "ativistas" estão abordando sobre a pauta para negros, porém muitos desses estão passando pelo processo de branqueamento familiar com sobrenomes nacionais e europeus. Tudo é sobre pretos/negros, exceto no amor... Enfim, cada um faz a sua escolha.
- E daí?
- Daí que a pauta deve ser pensada nessa geração mestiça que tem se formado entre ativistas e não ativistas brasileiros. Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos?
Pois é... É importante trabalhar nesse ponto, a geração mestiça tem se fortalecido ao longo dos séculos e não é de agora. Porque está valendo o fenótipo... e não a questão do DNA mestiço.
Muitos escrevem teses, livros, participam de eventos temáticos, mas quando vamos ver... A nova geração parentescas dessas pessoas negras geram filhos brancos [mestiços]. E isso não tem sido observado com detalhe. Não é julgamento, mas um momento de reflexão mesmo.
Se uma mãe ou pai negro tem filhos 'brancos' a pauta mais adequada é sobre o universo negro e mestiço. Uns não querem que seus pequenos passem pelo que passaram como negro e segue o branqueamento firme e forte. Sabemos, que o branqueamento se dá pelo processo do amor (Aqui não há argumento) e pelo movimento do clareamento (valorização branca), porém é importante percebermos que poucas regiões no país comemoram o Dia do Mestiço.
Sim, somos todos mestiços. É claro, que sim. Mas o que se ver é o que vale...
"Se não é negro nem branco ou amarelo, o que somos?
Tenho observado pessoas influenciadoras/ativistas do universo negro dentro desse perfil de branqueamento seja pelo amor seja pela fuga de proteger a nova geração. Não se pensa muito sobre, porém... É real!
Jornalistas, Esportistas, Artistas, Políticos, Intelectuais, Ativistas Negros com a sua nova geração branca (mestiça) sem pensar na qualidade de vida dessa geração. Apenas fica como reflexão para a inclusão de todos. Até porque tem ocorrido o movimento de mestiçagem desde o inicio do pós Pindorama (Atual Brasil).
Branqueamento intencional - Existe uma maneira intencional de provocar o branqueamento familiar para produzir um resultado final mais valorizado do individuo. Um branco [um membro mais valorizado na família para sociedade]. Um grande erro. Porque todos nós entre diferenças e igualdades somos importantes, sim de um modo geral... Pode ocorrer em todas as classes sociais.
É comum negros/negras ativistas famosos ou não dizerem:
- Olha minha preta! (Loira) | Olha meu preto! (Loiro)
Branqueamento do amor - Ocorre o branqueamento pela genética (natural) e pelo processo humano do amor. A família multiétnica é formada por esse processo de amor. Sendo a genética como segundo plano. (Todas as classes sociais).
É momento de refletir o que é ativista negro de antiracista, não é a mesma coisa...
Os ativistas negros: eles falam, escrevem e vivem/seguem uma linha ativista negra e antiracista ao mesmo tempo. O estado de consciência é muito forte sobre essas questões. Não é palpitar. É viver o que defende.
Denzel e Esposa (1983 - ) - Incrível Club *** |
Imagem: Rede CDN - Tais Araujo e Lazaro Ramos *** |
Os antirracistas: eles falam, escrevem, mas não segue uma linha ativista negra raiz na vida pessoal (amorosa, por exemplo). Apenas tem pautas (Níveis diversos: mestrado/doutorado ou palpiteiras antirracistas. E está tudo bem... Só não é a mesma linha ativista negra, embora não gostarem de ser chamados de apenas antirracistas.
Ah, mas eu (negro/negra) já tentei me relacionar com negros(as) nunca deu/dá certo... / Ah, mas os homens negros são agressivos... / Ah, já tive um(a) filho(a) com um(a) negro(a).../ Ah, mas agora estou amando muito e sou amado(a)... / Ah, mas eu sou casado(a) com branco(a) e tenho teses (mestrado/doutorado) sobre racismo. Eu mostro, tirei nota 10./ Ah, dou palestras e tenho livros sobre o racismo...
- Não sou ativista?
- Não. E está tudo bem, apenas defende causas antirracistas porque sempre passará por esse processo complexo e infeliz que é o racismo estrutural nacional e internacional. Você teve seu direito de escolher o seu caminho. E escolheu assim para ser feliz e pronto. Não há certo ou errado, apenas saber quem é quem nesse movimento todo. Afinal, é dessa mistura que nascem: os mestiços brancos e negros... É isso.
"Chances genéticas de negros terem filho branco são de 1 em 16." - [Terra, 2009]
"Pare de perguntar se filha é minha porque sou negra e ela é branca." - [BBC, 2021]
Exemplo pessoal, no meu caso familiar, não herdei a cor de meu ´pai (indígena mestiço ) nem da minha mãe (branca mestiça), mas dos meus avós [negros mestiços]. Estou no padrão brasileiro (genética indígena, africana e europeia). Irmãos/Primos coloridos e belos. Tios/Avós coloridos e belos.
Portanto, fica o momento para pensar... E incluir a todos se faz necessário. As pessoas mestiças podem se identificar como negras, amarelas ou brancas, porém é um tema que precisamos aprofundar, porque assim é o mundo. Misturado e lindo.
REFERENCIAS
Wikipédia - Dia do Mestiço. 2022- Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Mesti%C3%A7o> Acessado em 2022.
UOL - 'Indígena' em 2018, Mourão agora se declara branco e retira general do nome. 2022- Disponível em <https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/09/patrimonio-de-mourao-cresce-176-em-quatro-anos-e-chega-a-r-11-milhao.htm> Acessado em 2022.
Folha - 'Pare de perguntar se filha é minha porque sou negra e ela é branca' - 2021. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-58051825> Acessado em 2022.
Folha - Branqueamento da raça - 2018. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-general-mourao.shtml> Acessado em 2022.
Exame - Branqueamento da raça - 2018. Disponível em <https://exame.com/brasil/meu-neto-e-um-cara-bonito-branqueamento-da-raca-diz-mourao/> Acessado em 2022.
Terra - Ciencia - Chances genéticas de negros terem filhos brancos - 2009. Disponível em <https://www.terra.com.br/byte/ciencia/chances-geneticas-de-negros-terem-filho-branco-sao-de-1-em-16,20081cc7736ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html> Acessado em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário